Certificações Java – Parte 2

Continuação do artigo da Revista Java Magazine

A Sun Microsystems, antiga detentora dos direitos sobre o Java, oferecia oito certificações quando foi adquirida pela Oracle e esse número foi aumentado para doze. Cada certificação possui um objetivo muito bem definido e são divididas pela Oracle por categorias como Associado, Profissional, Master e Especialista.

Além das categorias as certificações possuem o Job Role, um tipo de cargo que faz referência ao membro certificado como sendo um Associado, Programador, Desenvolvedor ou Arquiteto. Existem certificações voltadas para as áreas de desenvolvimento Java SE, Java EE e Java ME. Outra característica das certificações são as versões disponibilizadas para o exame. Cada certificação faz referência a uma versão específica do Java, por exemplo, Java 1.4, Java 5 ou Java 6. Se o candidato ao exame da certificação OCPJP 6 (antiga SCJP 6) estudou ou tem experiência apenas com o Java 1.4, verá na prova muitos conceitos desconhecidos, o que pode ser o fator relevante para sua reprovação. Outro ponto importante a ser observado pelo candidato é o idioma em que o exame será aplicado. Algumas certificações possuem versões em vários idiomas, entre eles o Português, mas na maioria delas apenas está disponível o idioma Inglês. Lembre-se que realizar uma prova com sessenta ou mais questões, em um idioma que você não tem domínio, também pode acabar sendo um fator propício à reprovação.

As certificações Oracle Java, bem como na época da Sun, possuem uma restrição de dependência entre elas. Algumas certificações dependem que você já tenha sido aprovado no exame de outra certificação específica, ou seja, não é possível prestar exame para a certificação de desenvolvedor web (OCPJWCD) sem possuir a certificação de programador (OCPJP), por exemplo.

Quais são as certificações Java – Revista Easy Java Magazine 11.

Livros relacionados:

SCJP – Certificação Sun para Programador Java 6. Kathy Sierra e Bert Bates – (OCPJP)

Sobre perini

José Carlos Perini publicou 49 posts no seu blog.

Professor universitário Faculdade Metrocamp e People Computação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply