A Capsula do Tempo

A Capsula do Tempo

Estamos iniciando um novo ano, e em toda virada de ano nós costumamos fazer um balanço do ano que se passou e propomos metas para o ano que se inicia. Coisas do tipo: parar de fumar, arrumar um emprego novo, emagrecer, começar a fazer ginástica. Eu li um artigo muito interessante a respeito disso, que propõe estabelecer metas, de uma forma mais organizada e documentada. Achei interessante e resolvi fazer para esse ano de 2012. Como a experiência foi divertida e proveitosa, resolvi passar para meus amigos. Esse planejamento foi denominado “a capsula do tempo”.

Tudo deve ser escrito num papel, que será colocando em algum lugar, como uma capsula, uma caixa ou simplesmente um envelope, para ser aberto no dia 31/12/2012. Você deve ser o mais sincero possível, afinal, ninguém precisa ler isso, é uma carta que você está escrevendo para você mesmo.

Os passos a seguir são:

  1. Anote como você está se sentindo nesse momento.

Coloque de uma maneira sincera como você se sente no momento em que está elaborando esse documento.

  1. Especifique as suas conquistas de 2011.

Quando eu comecei a enumerar as minhas conquistas do ano de 2011 eu me surpreendi com a quantidade de coisas que eu realizei. No total acabei enumerando 20 coisas que consegui no ano passado. Entre elas o meu casamento, a calçada de minha casa, as novas aulas que peguei e muitas outras.

  1. O que você espera para 2012.

Nesse item você deve enumerar tudo que você pretende realizar nesse ano que se inicia. Eu fui enumerando, quando vi tinha listado 32 coisas que espero conseguir nesse ano. Especifique qualquer coisa que você deseja para esse ano, não precisa ser de aspecto financeiro, qualquer coisa que poderá melhorar a sua vida.

  1. O que você precisa melhorar para atingir seus objetivos.

Por exemplo, se você pretende emagrecer esse ano, coloque no papel o que você fará para conseguir isso.

  1. Como você espera estar daqui a um ano.

Nesse momento você deve imaginar e descrever como você deverá estar no final desse ano.

O próximo passo é lacrar esse documento, que deverá ser aberto somente no dia 31 de dezembro. Procure guardar num lugar que você não perca, por exemplo junto com alguns documentos, onde você tem certeza que não esquecerá.

E boa sorte, daqui a um ano eu gostaria de saber o que vocês acharam dessa experiência, e quanto do que vocês listaram vocês conseguiram realizar.

Sobre perini

José Carlos Perini publicou 50 posts no seu blog.

Professor universitário Faculdade Metrocamp e People Computação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply