Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Há poucos dias acabei de ler o livro Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman.
 
Embora em algumas partes o livro seja um tanto denso, com termos médicos (como partes e funções do cérebro), é um livro muito importante para aprendermos sobre as emoções. O autor dá exemplos muito bem sucedidos de escolas americanas que têm no currículo a alfabetização emocional, onde os alunos aprendem a controlar as emoções, adquirir empatia (ver a posição do outro), lidar com relacionamentos, canalizar produtivamente as emoções e evitar o conflito nas diversas situações que ocorrem durante toda a vida do estudante.
 
Para o controle dos impulsos, uma das escolas exibe um cartaz com sinais de trânsito de seis etapas:
 
Sinal vermelho:
1. Pare, se acalme e pense antes de agir.
Sinal amarelo:
2. Diga qual é o problema e como você se sente.
3. Estabeleça uma meta positiva.
4. Pense em muitas soluções.
5. Tente prever as consequências.
Sinal verde:
6. Siga e tente o melhor plano.
 
A noção do sinal de trânsito é invocada regularmente quando uma criança, por exemplo, está furiosa, ou retraída por algum motivo e a ajuda a lidar com esses momentos emocionais.
 
Para nós, como professores, é importante entendermos sobre a mente humana, pois além das competências cognitivas devemos também desenvolver as competências socioemocionais em nossos alunos.
 
 
 
 

Sobre perini

José Carlos Perini publicou 70 posts no seu blog.

Professor universitário Faculdade Metrocamp e People Computação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply