Em busca de sentido – Viktor Emil Frankl

Viktor Emil Frankl, um neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial, escreveu neste livro a sua passagem nos campos de concentração e sua luta para continuar vivo durante a segunda guerra mundial.
O que eu tiro desse livro é que precisamos ter um sentido para as nossas vidas. Quando a nossa vida tem um sentido, que pode ser uma realização pessoal ou profissional, ou mesmo um amor, a vida vale a pena e se torna mais prazerosa e menos penosa.

Tem uma passagem no livro, que muitas pessoas contam em suas apresentações ou palestras, cada uma conta de um jeito diferente, mas segue abaixo na íntegra:
“Todos os demais, os prisioneiros comuns, costumavam trocar por gêneros alimentícios aqueles cigarros que recebiam através de cupons-prêmio, isto é, por meio de serviços adicionais que representavam perigo de vida; a não ser que tivessem desistido de continuar vivendo, por terem perdido as esperanças, resolvendo então ‘gozar’ os últimos dias de vida que ainda tinham pela frente. Quando um colega começava a fumar seus próprios cigarros, já sabíamos que havia perdido a esperança de poder continuar – e, de fato, então, não aguentava mais”. Esses morriam nos próximos dias.

Ele fala também sobre o vazio existencial, que se manifesta principalmente num estado de tédio. Por exemplo, uma pessoa que passa a semana inteira na correria, quando chega o fim de semana se vê perdido num vazio por não ter nada para fazer. Isso acontece bastante com os que perdem o emprego ou se aposentam e se veem de repente sem compromisso nenhum, e podem acabar em depressão.

Esse livro nos traz uma importante reflexão: Qual é o sentido da sua vida?

A imagem pode conter: José Carlos Perini

Sobre perini

José Carlos Perini publicou 71 posts no seu blog.

Professor universitário Faculdade Metrocamp e People Computação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply