Professor, por que eu preciso aprender isso?

 

O aluno frequentemente faz essa pergunta porque ele não vê sentido naquilo que o professor está passando. Nós, professores, devemos trazer os assuntos com clareza para que o aluno veja o significado daquilo. Muitas vezes o sentido daquilo está claro para a gente, mas não está claro para o aluno, portanto devemos conduzir aquela instrução para que o aluno aprenda de forma significativa.

O aluno precisa do professor para mediar o aprendizado para que ele veja sentido naquilo que está aprendendo. O sentido (significado) é o segundo nível da taxonomia de Bloom, que é o entendimento. Para haver aprendizagem o aluno precisa entender e ver sentido naquilo que está sendo passado.

Dar aula é guiar o aluno para a compreensão de um conteúdo, não simplesmente passar aquele conteúdo no quadro ou no projetor. Pois se fosse assim, não precisaria do professor, pois ele pode pesquisar sozinho.

Precisamos apontar quais são as ideias principais que o aluno precisa compreender, e com isso vamos direcionar a sala de aula para alcançar essas ideias.

Fonte: curso Aprendizagem Ativa na Prática – @Educaethos
#aprendizagem #metodologias #aprendizagem_ativa_na_pratica #engajamento
#professor #estudando #desvendando_os_problemas
#armadilhas_do_engajamento

Sobre perini

José Carlos Perini publicou 71 posts no seu blog.

Professor universitário Faculdade Metrocamp e People Computação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply